Força, saúde, brilho, maciez. Seu cabelo vai ganhar tudo isso se você investir na saúde dos fios. Três especialistas esclarecem as dúvidas e revelam os segredos para conquistar um visual arrasador. Confira!
Limpeza e saúde estão relacionadas quando o cabelo está em foco?
Ao caprichar na higiene você desobstrui a saída do folículo piloso e favorece a produção de um cabelo saudável. “Mas não use um xampu muito detergente ou exagere na massagem, pois isso só irá estimular a produção de mais gordura pelas glândulas sebáceas”, diz a dermatologista Renata Marques, de São Paulo. Basta usar um produto para seu tipo de fio e, a cada dez dias, trocá-lo por uma versão para mechas oleosas.
Produto indicado:
Shampoo Biolage Scalpthérapie, Matrix.
Problemas de tireóide podem causar enfraquecimento?
Sim. Quando a glândula funciona de forma deficiente, ou seja, é um caso de hipotireoidismo, o cabelo tende a ficar mais grosso, seco e quebradiço. Se ela trabalha aceleradamente, provocando hipertireoidismo, a probabilidade é de que ele afine, fique menos volumoso e mais oleoso.
“Nos dois casos, nenhum tratamento local fará muito efeito se a tireóide não for tratada”, explica Celso Sodré, presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Mas assim que a anormalidade é identificada e combatida, os fios retomam as características originais.” Complexos vitamínicos podem acelerar essa recuperação.
Cortar periodicamente é uma medida necessária?
Passar a tesoura, por si só, não fortalece o cabelo. Porém, ao eliminar pontas duplas, evita-se que as fissuras aumentem e se estendam fio acima, deixando-o ainda mais fragilizado. No intervalo entre um corte e outro, passar um fluido siliconado é uma providência útil. O cosmético assenta as escamas e diminui o atrito na hora de pentear, reduzindo o risco de quebra e a probabilidade de ocorrerem danos.
A alimentação tem algum tipo de influência sobre a qualidade do fio?
Uma dieta desequilibrada prejudica o corpo todo e o cabelo em particular. É que o folículo piloso, estrutura que o fabrica, está em último lugar no ranking de prioridades da recepção de nutrientes. Quanto menos vitaminas, minerais e proteínas chegam ao organismo, mais ele os direciona para estruturas vitais e menos os disponibiliza para a construção do fio.
“A falta de zinco e de ferro, em especial, pode levar à queda”, avisa Celso Sodré. A biotina e a l-cisteína, por sua vez, são essenciais para a construção da estrutura capilar. Frutos do mar, carne, feijão, espinafre, leite e peixes são algumas fontes desses elementos. Não deixe de ingeri-los.
Cigarro e bebidas afetam o crescimento das mechas?
“Em exagero, o álcool reduz as reservas de proteínas e de vitaminas, em especial as do complexo B, fundamentais para a qualidade do fio”, revela Renata Marques. “E, apesar de não haver pesquisas sobre a ação do cigarro sobre o cabelo, ele afeta o organismo como um todo e com certeza compromete o funcionamento do folículo."
Deixe a fumaça de lado e limite seus drinques a uma dose diária. Preferir o vinho tinto é uma boa idéia. Os antioxidantes presentes nesta bebida fortalecem e previnem o envelhecimento da pele e tudo indica que tenham efeito parecido sobre a estrutura capilar.
Carolina Sisson